Abrir negócios no Brasil é uma decisão que muitos investidores estrangeiros colocam em prática por vários motivos. Primeiramente, o país é uma das maiores economias da América Latina, ficando em primeiro lugar com um PIB de 1,83 trilhão de reais em 2022 (fonte Bloomberg). Além disso, a população jovem está entre as mais consumistas, sem contar o interesse dos brasileiros pela inovação tecnológica em diversos setores. Por isso e por outros motivos, cresce o número de startups no Brasil nos mais variados segmentos.
Aliás, as startups brasileiras foram destaque no ranking da maior aceleradora do mundo, que inclui as startups de Jeff Bezos, fundador da Amazon, e o fundo Monashees. Confira mais detalhes aqui no blog da Europartner, empresa de contabilidade especializada em abrir negócios no Brasil!
Ranking da Y Combinator de empresas mais valiosas do mundo
Em fevereiro deste ano, a Y Combinator, maior aceleradora mundial de startups, divulgou o ranking anual das companhias mais valiosas de seu portfólio em 2023. Foram mais de 400 startups avaliadas, entre elas, duas empresas brasileiras constam na lista.
Além da a fintech Stark Bank, a locadora de automóveis Kovi aparece no meio das startups gigantes que mais crescem no mundo. A saber, o ranking da Y Combinator leva em conta o valor de mercado das startups considerando a última rodada de investimento na classe de empresas de capital fechado. E é nesta lista que figuram as empresas brasileiras.
As startups Kovi e Stark Bank
A locadora, que surge na posição 151ª do ranking, é uma startup de aluguel dedicada ao aluguel de veículos para motoristas de aplicativo. No entanto, a startup tem planos de ampliar sua atuação, oferecendo o modelo de serviço de carro por assinatura.
A startup brasileira Stark Bank fornece auxílio com serviços bancários, tendo foco nas empresas unicórnios. Na 201ª posição, a fintech oferece produtos como gestão de cobrança via boleto e Pix, além de cartão corporativo com limites de gastos por moeda, estabelecimentos, país e periodicidade de operações. Outros serviços disponíveis são: folha de pagamentos e fluxo customizado de aprovação de pagamentos.
Curiosidade
Todas as companhias elencadas na categoria apresentam avaliação superior a US$ 150 mil. A aceleradora também elegeu as startups de capital aberto e as breakthrough, que se caracterizam por apresentarem rápido crescimento de mercado.
Como abrir negócio no Brasil com startups?
Existem algumas estratégias básicas para startups que você pode seguir para ajudar a colocar sua empresa em funcionamento:
1. Identificar problemas e soluções no mercado
O primeiro passo para iniciar um negócio é identificar um problema e uma solução. Isso ocorre porque as startups de sucesso começam com ideias de negócios que atendem às necessidades de um grupo de clientes. Mas sua ideia nem sempre precisa ser nova. Você pode atualizar produtos ou serviços existentes de uma forma que seja melhor para o consumidor, por exemplo:
- mudando a aparência do produto;
- adicionando um novo recurso;
- encontrar um novo uso para um produto que os clientes já aprovam.
2. Faça um plano de negócios
Depois de ter uma ideia, comece a criar um plano de negócios que descreva seus produtos e serviços em detalhes. Então, liste informações sobre o pretenso segmento, público-alvo, operações, finanças e uma análise de mercado.
3. Financiamento seguro para sua startup
O custo de uma startup é diferente para cada empresário. No entanto, não importa quais sejam seus custos, você provavelmente precisará obter financiamento inicial a partir de recursos próprios, recursos de investidores anjo ou empréstimos bancários.
4. Siga todas as etapas legais ao abrir suas startups
Antes de entrar oficialmente no mercado, você deve tomar as medidas legais corretas para ter a melhor chance de sucesso, incluindo:
- Registro do nome da sua empresa
- Obtenção do CNPJ
- Registro da marca
- Abertura de conta bancária pessoa jurídica
- Formalização de um representante legal no Brasil
Além disso, tenha o suporte de empresas e profissionais competentes para ajudá-lo a gerir os seus negócios no Brasil. Por isso, pesquise advogados e empresas de contabilidade hexperientes como a Europartner.
Temos a estrutura necessária para ajudar a abrir sua empresa no Brasil com eficiência, agilidade, compromisso e transparência. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar seu negócio a crescer!