]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

O que você precisa saber sobre investimento no Brasil durante ano eleitoral

Em ano eleitoral, muitas empresas estrangeiras preferiram adiar a realização de investimento no Brasil em decorrência das oscilações econômicas e políticas. O movimento de frear os investimentos estrangeiros acontece com […]

Como iniciar uma empresa de capital estrangeiro no Brasil?

Constituir uma empresa no Brasil pode ser um verdadeiro desafio! Ainda mais para empreendedores que não estão familiarizados com as burocracias no país. Por isso, ao iniciar um negócio de […]



Contabilidade para startups: dicas para conferir antes de entrar no mercado Brasileiro

Posted 2022-06-03 Accounting for startup: tips to check before entering the Brazilian market

O mercado brasileiro se apresenta como um mar de oportunidades para as startups. Sempre com suporte de um contador fiscal no Brasil, as empresas estrangeiras avaliam como podem expandir as operações e aumentar os lucros no país sul-americano. O Brasil, de fato, é bastante receptivo a esse modelo de negócio. Tanto que, nos últimos anos, as startups com foco em tecnologia e finanças cresceram exponencialmente.

Em 2021, houve aumento de investimentos de mais de 200% nesse modelo de negócio.  Já as rodadas de investimentos passaram de US$ 5,5 milhões em 2020 para US$ 13,7 milhões em 2021. 

Números assim atraem a atenção de mais investidores dos segmentos de fintechs, retailtechs e construtechs. E se você também planeja entrar no mercado brasileiro, conheça mais sobre a contabilidade para startups no país! 

Contabilidade para startup: por que ter um contador fiscal no Brasil

 

É válido ressaltar a importância de contar com a orientação de um contador fiscal no Brasil. Uma empresa de contabilidade é a chave do sucesso para o seu negócio.

Afinal, cada país tem suas próprias burocracias e leis. Além disso, conhecer todos os trâmites legais, impostos e outras questões permite à sua empresa ser mais competitiva e proteger suas operações. 

Veja quais são as principais etapas ou aspectos relevantes na abertura de uma startup em território brasileiro

Dicas de contabilidade para iniciar uma startup no Brasil

Abertura da Startup

O governo brasileiro tem trabalhado bastante para desburocratizar a abertura de novas empresas. Ainda assim, todo o processo de abertura de empresa necessita da orientação de um contador profissional

A empresa de contabilidade se encarrega de:

  • Abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Abrir o credenciamento para a emissão de nota fiscal de venda de serviços ou produtos;
  • Providenciar a I.E (Inscrição Estadual) e a I.M (Inscrição Municipal).

Faça seu planejamento financeiro 

 

Iniciar um novo negócio exige do empreendedor muito planejamento. O planejamento financeiro é parte primordial do sucesso dos negócios e da solidez de uma organização ao longo do tempo.

Por isso, defina o capital inicial em seu planejamento, as receitas fixas, investimentos, projeções de custos e metas financeiras de curto, médio e longo prazos. 

Esses dados compilados oferecem ao empresário uma visão sistêmica de toda a gestão empresarial. Assim, torna-se mais fácil tomar decisões e evitar surpresas financeiras desagradáveis no meio do caminho. 

Planejamento Fiscal/Contábil 

 

Além da parte documental para abertura de uma empresa, atente-se aos registros fiscais de entradas e saídas de dinheiro. 

Registre tais informações no livro-caixa, de modo a ajudar o empresário a avaliar a situação financeira do seu empreendimento. 

Planejamento Tributário 

 

A legislação tributária brasileira é complexa, diferentemente do que acontece em outros países. Isso destaca ainda mais a importância de se obter o máximo conhecimento das leis tributárias e impostos vigentes no país. 

Além disso, dada a alta complexidade do planejamento tributário, conte com o suporte de uma equipe de contadores especializados

Conformidade tributária/trabalhista

 

Toda empresa operante no Brasil tem obrigações tributárias e trabalhistas com seus funcionários. Portanto, os empresários precisam ter conhecimento sobre essas principais obrigações, que incluem: 

  • Emissão de notas fiscais de serviços ou vendas;
  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • Escrituração Contábil;
  • Folha de pagamentos;
  • Sped fiscal;
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • e-Social.

Contabilidade para startups no Brasil é a especialidade da Europartner

 

Para crescer de forma sólida e contínua, sua empresa precisa operar com tranquilidade. A Europartner é o seu contador especializado que garante o funcionamento do seu negócio de acordo com todos os aspectos legais.

Entre em contato conosco e conheça nossos principais serviços

Author's post: Europartner Accounting