Contabilidade no Brasil | Nossos contatos
Nosso blog

Nossos melhores artigos para entender o mercado brasileiro

Quais são as formas de pagamento mais populares no Brasil?

Discover the most used forms of payment in Brazil / Europartner formas de pagamento

Sendo atualmente o país mais influente da América Latina, o Brasil oferece muitas oportunidades de negócios. Logo, isso atrai o interesse dos investidores que planejam abrir uma empresa no país – com suporte de um escritório de contabilidade no Brasil.  De fato, é relevante ter o suporte de uma empresa de contabilidade no Brasil porque, além do processo de constituição de um negócio, os empresários devem conhecer as formas de pagamento mais populares na região. 

Isso certamente permite que os empreendedores se adaptem e disponibilizem o maior número possível de modalidades de pagamento. Assim, conseguem atender com eficiência as necessidades dos modelos de comércio B2B (entre empresas) e B2C ( entre empresas e consumidores). 

Então, vamos conhecer as formas de pagamento mais comuns no Brasil na atualidade aqui neste artigo da Europartner!

Por que oferecer várias opções de formas de pagamento?

Para ser mais competitivo, uma solução para sua empresa é fornecer maior flexibilidade quanto aos processamentos de pagamento. 

É possível, então, selecionar métodos de pagamentos internacionais ou domésticos, ou uma combinação de ambos, de acordo com a demanda do seu negócio.

Formas de pagamento mais populares e processamento de pagamentos

Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento até hoje muito utilizado pelos brasileiros para pagamento de contas (serviços) e de compras (produtos). 

A preferência da população por essa modalidade se dá pelo fato de que boa parte dos consumidores têm uma cultura centrada no dinheiro físico

Além disso, o boleto oferece uma facilidade de forma de pagamento para a população que não possui conta bancária

Cartões de crédito nacionais

Nas transações de comércio eletrônico, os cartões de crédito nacionais são uma opção comum de pagamento para os brasileiros. 

Já o uso dos cartões de crédito habilitados internacionalmente acontece com menor frequência, uma vez que representam apenas 24% das transações de compras em lojas virtuais. 

Cartões de débito nacionais 

Outro meio de pagamento comum no Brasil é o cartão de débito. Existem, atualmente, mais de 116 milhões de cartões de débito ativos no país. 

Portanto, sua empresa deve considerar aceitar os cartões de débito como meio de pagamento, de modo a otimizar sua receita no Brasil.

Parcelamento de compras

Parcelar as compras é, de fato, um hábito do povo brasileiro. Por isso muitas empresas de varejo oferecem a possibilidade de parcelamento sem juros e com juros, em até 12 parcelas (mensais). 

O parcelamento é uma estratégia que garante a conquista de novos clientes e a fidelização dos clientes antigos. 

PIX (Pagamento Instantâneo)

Criado pelo Banco Central do Brasil, o PIX – sistema de pagamento instantâneo – transformou o mercado ao realizar transferências e pagamentos em poucos segundos.

As operações de pagamento via PIX acontecem 24 horas por dia, 7 dias por semana, facilitando as transações de forma segura e prática.

Muitas corporações realizam pagamentos aos seus fornecedores por meio das transferências instantâneas. 

Carteiras Digitais

A popularidade das carteiras digitais, por exemplo, Mercado Pago e PicPay, está aumentando no Brasil. Além da simplicidade no pagamento, da rapidez e da praticidade, as carteiras estão amplamente disponíveis a boa parte da população brasileira. 

Modelos de pagamentos internacionais

Você pretende estabelecer seu empreendimento no Brasil e fazer operações/transações internacionais? Então é importante conhecer mais detalhes sobre os métodos que favorecem o pagamento com outras moedas. 

Processamento de pagamentos com liquidação internacional de fundos

Uma opção de pagamento para companhias que atuam no exterior, mas vendem para os consumidores e empresas localizadas no Brasil. Na liquidação internacional de fundos, sua empresa comercializa produtos e serviços para os brasileiros na moeda local (com métodos de pagamento locais). 

Mas a vantagem é que o seu negócio recebe fundos em dólares em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, você não precisa constituir pessoa jurídica no Brasil.

Processamento de pagamentos com liquidação de fundos nacionais

Empresas brasileiras ou estrangeiras constituídas localmente no Brasil podem vender no país e receber seus recursos internamente.

Portanto, conforme pode observar, há muitas opções e formas de receber os pagamentos pelos serviços prestados ou produtos vendidos. Se você tem alguma dúvida sobre como adotar esses sistemas de pagamento, fale com a equipe da Europartner, a sua empresa de contabilidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Podemos ajudar o seu negócio

Copyright © 2024 . EUROPARTNER - Accounting in Brazil. Bookkeeping, tax and legal consulting