Contabilidade no Brasil | Nossos contatos
Nosso blog

Nossos melhores artigos para entender o mercado brasileiro

Principais minérios exportados do Brasil

Main ores exported from Brazil - Business in Brazil / Minérios exportados do Brasil

Ao planejar abrir uma companhia no Brasil, é essencial avaliar as oportunidades em diversos mercados e nichos. Um dos segmentos de maior potencial é o setor de mineração, uma vez que o país tem grandes reservas de minérios. 

Então, se você pensa em registrar uma companhia no Brasil, descubra quais minérios são destaque na exportação e oferecem boas oportunidades de negócios rentáveis!

Principais minérios extraídos no Brasil 

Segundo dados da ANM – Agência Nacional de Mineração, os minérios mais extraídos e exportados no Brasil são ferro, cobre, nióbio e outros, que somam 98,6% da produção mineral brasileira comercializada. 

1. Ferro

Com toda a certeza é o minério mais exportado no Brasil. Cerca de 68% das exportações do setor mineral brasileiro são de ferro, sendo que o Brasil é o 2° maior produtor do minério do mundo

Os estados do Pará, Minas Gerais e o seu Quadrilátero Ferrífero são os maiores produtores do minério de ferro no país.

2. Cobre

O Anuário Mineral Brasileiro publicado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) em 2018 informa que o minério de cobre é extraído a partir de locais como Pará, Goiás e Bahia. 

Considerado um dos principais minérios extraídos no Brasil, o cobre é utilizado na produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas.

3. Ouro

O Brasil ocupa o 11° lugar na exploração de minério de ouro. O país possui jazidas em áreas pouco conhecidas e com grande potencial para exploração, como a Província Carajás.

Segundo a Agência Nacional de Mineração, duas empresas concentram 51% da extração de ouro: a canadense Kinross e a sul-africana AngloGold. Já os pequenos garimpos extraem 10% da produção no país.

4. Nióbio

Cerca de 98,4% das reservas mundiais de nióbio estão no Brasil. Em segundo e terceiro lugar estão Canadá e Austrália com apenas 1,11% e 0,46%, respectivamente.

As cidades de Araxá e Tapira (ambas em MG), São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo (AM) e Catalão e Ouvidor (GO) são os locais das maiores reservas nacionais. 

5. Níquel

Os principais estados produtores de níquel são Goiás, Bahia, Piauí, Minas Gerais e Pará. De acordo com a ANM, a multinacional Anglo American extrai quase mais da metade da produção brasileira de níquel.

Cerca de 65% do níquel é destinado à fabricação de aço inoxidável. Além disso, 12% é usado na produção de superligas de níquel. Outros 23% são aproveitados na produção de baterias recarregáveis, ligas metálicas e outros usos. 

6. Alumínio

O minério de alumínio é encontrado na crosta terrestre como bauxita. Além disso, o óxido de alumínio faz parte da sua composição, sendo importante matéria-prima para a produção do alumínio metálico. 

Por que abrir uma companhia no Brasil no setor de mineração?

O Brasil, o quinto maior país do mundo em extensão territorial, tem muitos recursos naturais e um setor de mineração muito forte. Tanto que ele corresponde a 2,5% do PIB brasileiro, sendo altamente lucrativo para quem investir no país. 

As oportunidades se concentram, por exemplo, na extração e na comercialização de minérios, haja vista que o governo brasileiro abriu áreas para atividades de mineração, que antes eram protegidas por lei. 

Os estímulos para o investimento estrangeiro na indústria de mineração brasileira derivam das novas políticas estabelecidas pelo governo do Brasil sobre os royalties, que determinam que pode variar de 1% a 3,5%, de acordo com o recurso mineral.

Além disso, o governo prevê a implementação de políticas cuja finalidade é desburocratizar e dar mais transparência ao setor de mineração. Por fim, existe a intenção de elevar o limite atual de 40% de participação de estrangeiros em empreendimentos de mineração no Brasil.

Com base nestas informações, aposte no setor mineral para abrir uma empresa no Brasil e conte com a experiência da Europartner para registrar sua companhia no país! 

Só aqui você encontra uma equipe completa para atender às necessidades da sua empresa. Com contadores e gestores especializados, você pode entrar com seus negócios do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Podemos ajudar o seu negócio

Copyright © 2024 . EUROPARTNER - Accounting in Brazil. Bookkeeping, tax and legal consulting