Um segmento altamente lucrativo e – ainda mais promissor em 2023 – é o ramo de beleza. Por isso, muitos empreendedores que planejam constituir negócios no Brasil devem estar atentos a este mercado. De fato, o segmento de beleza possui o segundo maior número de empresas ativas no Brasil.
Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em setembro do ano passado, 343 mil salões de beleza foram abertos no país. Atualmente, o mercado de beleza, composto por cabeleireiros, manicures e pedicures, soma 790 mil empreendimentos.
A formação de companhias no Brasil no segmento de beleza é 28,5% maior na comparação entre junho de 2022 e junho de 2020. Em junho do ano passado, foram abertos mais de 11 mil novos negócios.
Mercado consumidor de salões de beleza
Os novos empreendedores do ramo de beleza que fazem negócios no Brasil são impulsionados por um fator relevante: o país tem o quarto maior mercado consumidor de beleza do mundo.
As informações sobre isso constam na plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. De fato, isso mostra que o mercado de beleza é pouco impactado por oscilações econômicas. E o que comanda isso é o comportamento dos consumidores que observam os cuidados com a beleza como fator primordial para o bem-estar.
Números na área de estética
Na área da estética, os números são ainda mais animadores para empreendedores que desejam estabelecer negócios no Brasil. No comparativo de junho de 2022 e junho de 2020, houve um crescimento de 63,3% na quantidade de CNPJs abertos.
Cabe destacar que a categoria compreende diversos serviços:
- Manicure;
- Podologia;
- Estética facial;
- Estética corporal;
- Maquiagem;
- Depilação;
- Cuidados gerais, entre outros.
Mercado para franquias de estética
O mercado de saúde, beleza e bem-estar se destacou, igualmente, entre as 12 áreas do setor de franquias com alcance de melhor faturamento no primeiro trimestre de 2022.
Além disso, dados da “Pesquisa de Desempenho – 1º trimestre de 2022”, da Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostram que a receita das franquias subiu 8,8% no período. Ou seja, passou de R$ 39,8 bilhões para R$ 43,3 bilhões.
Em março de 2022, o segmento de HPPCA (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) totalizou ganhos de R$ 683,6 milhões. O resultado representa, portanto, um aumento de 3,3% em comparação com o mesmo mês, em 2021.
Panorama sobre o setor de beleza e bem-estar
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de beleza é um dos maiores do país, superando até mesmo o mercado de alimentos. Em muitos casos, o brasileiro gasta mais com produtos e serviços de beleza do que com comida.
Na última década, foram mais de R$ 100 bilhões gastos por ano, apontam os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Como planejar a formação de uma companhia no Brasil?
Ficou interessado nos números sobre o mercado de beleza, saúde e bem-estar no Brasil? Então, se a ideia é investir no setor, o primeiro passo é buscar mais conhecimento sobre este mercado. Os números e estatísticas certamente ajudam nas tomadas de decisão e permitem entender o comportamento de compra do consumidor.
Para constituir negócios no Brasil nesse ramo, é primordial compreender as motivações de compra e os desafios, assim como observar a concorrência. O segundo passo é conhecer as leis, normas e burocracias que permeiam a abertura de empresas no país.
O Brasil possui muitas leis fiscais e tributárias, assim como regras específicas para cada segmento. Ao investir na formação de uma empresa no Brasil, o empreendedor deve escolher regime tributário, estabelecer endereço físico, abrir conta bancária pessoa jurídica, além de outros procedimentos importantes.
Todas essas etapas demandam conhecimento e o suporte de uma empresa especializada.
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