]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Agronegócio no Brasil promete safra recorde em 2022

Considerado um país de Terceiro Mundo, o Brasil já vivenciou inúmeras crises econômicas ao longo das décadas. Mas um setor em especial se destaca pela solidez e pelas oportunidades de […]

Como deve ser feito o gerenciamento de recursos humanos no Brasil?

Nos últimos anos, muitos investidores estrangeiros têm voltado a atenção para as oportunidades de negócios em países como Brasil. Mas quando se deparam com o modo de gerenciamento de recursos […]



Investir no Brasil ou na Argentina: qual país escolher?

Posted 2022-07-01 foreign investors: chose brazil or argentina / Investir no Brasil ou na Argentina

Brasil e Argentina sempre se mostraram competitivos perante os olhos dos investidores estrangeiros. Afinal, os países eram os principais da América do Sul em desenvolvimento, recursos naturais vastos e mão de obra capacitada

 

Certamente esses aspectos estimularam muitas empresas estrangeiras a investir no Brasil e na Argentina, impulsionados pela oportunidade de expansão rápida e sólida. 

 

Atualmente, após inúmeras mudanças políticas em ambos os países, grande parte dos investidores estrangeiros reavalia os pontos positivos e negativos de cada nação. Uma etapa que, de fato, é fundamental no estabelecimento de novas unidades de negócios e filiais. 

 

Haja vista que as transformações políticas sempre causam impactos e reformas nas áreas trabalhista, fiscal, entre outras. 

 

Mas, neste artigo da Europartner, você saberá porque investi no Brasil ainda é uma boa opção a fim de expandir suas operações empresariais. Continue a leitura! 

Cenário político-econômico na Argentina e no Brasil

Mesmo com as recentes crises e recessões, Argentina e Brasil ainda são as maiores economias da América do Sul. As duas regiões são mercados fundamentais para os investidores, principalmente no que tange à exportação de produtos. 

 

Somando-se as riquezas das duas nações, elas respondem por mais de 50% do valor econômico agregado total sul-americano. 

 

Além disso, cada região proporciona indústrias e oportunidades no agronegócio, atraindo a atenção para a criação dos mais diversos empreendimentos.

Argentina: como o país está lidando com a recessão? 

Segundo o panorama econômico divulgado pela OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, organização econômica intergovernamental que reúne 38 países membros, a projeção é de que a economia argentina deve crescer 2,5% em 2022.

 

Além disso, espera-se que a expansão econômica seja de 2,3% em 2023. As estimativas têm como base a recuperação da economia, que começou em 2021, somando mais dois fatores:

 

  • A queda no número de infecções por COVID-19;
  • O aumento nas taxas de vacinação.

 

O consumo privado mais vigoroso tem ajudado a reerguer o país, bem como o aumento das exportações, fruto dos altos preços das commodities.

 

Por outro lado, a inflação alta (está na casa dos 55%) deve permanecer assim por um bom tempo, segundo especialistas. E isso porque uma grande parte do déficit fiscal é monetizada. 

 

Do mesmo modo, há queda nas reservas em moeda estrangeira e a alta informalidade do trabalho é uma preocupação. Cabe destacar também que a pobreza afeta mais de 40% da população.

Brasil: qual o potencial atual?

Sendo membro dos BRICs, o Brasil tem hoje a nona maior economia do mundo. Fator que mantém o país sob os holofotes mundiais, reforçando seu alto potencial de crescimento, que se acentuou nos últimos 10 anos. 

 

Além disso, o Brasil é um dos principais alvos, na América do Sul, para os exportadores e investidores alemães

 

As indústrias de automóveis, petroquímica, de mineração e de construção se posicionam como os principais setores que alavancam a economia brasileira. 

 

No entanto, vale destacar que a indústria automotiva perdeu competitividade nos últimos anos e sofre retração, com consequências como:

 

  • Perda de volume de vendas;
  • Fechamento de diversas unidades de produção;
  • Demissões em massa. 

 

De fato, tais consequências negativas foram potencializadas pela pandemia de COVID-19, que ocasionou a paralisação da produção nas fábricas. 

Agronegócio no Brasil

O agronegócio é um dos maiores propulsores da economia verde e amarela, motivando muitos investidores a investir  no Brasil nesse segmento. Com uma produção cada vez mais alta, o setor agro contabilizou a soma de R$1,98 trilhão de bens e serviços em 2020, representando 27% do PIB brasileiro. 

 

Já em 2021, a balança comercial do agronegócio brasileiro teve superávit de US$ 105,1 bilhões, resultado da alta dos preços internacionais das commodities.

Por que investir no Brasil é uma boa opção? 

Apesar de algumas perdas e entraves no setor econômico, derivadas ou não da pandemia, o Brasil ainda se mantém um mercado atrativo para os investidores

 

A abertura para os novos negócios se dá por conta de vantagens como: 

 

  • Recursos naturais abundantes;
  • Localização geográfica estratégica, facilitando a conexão com outros continentes e países;
  • Mercado interno em expansão (5.ª maior população do mundo);
  • O país é composto, em boa parte, por uma classe média consumidora receptiva a novos produtos e tecnologias;
  • Economia diversificada e bem ancorada nas trocas internacionais;
  • País com reservas cambiais relevantes e baixa dívida externa;
  • Indústria e setor de comércio exterior apresentam interessantes oportunidades de investimento.

 

Além disso, o governo brasileiro instituiu medidas que estimulam o crescimento econômico e os novos investimentos, por exemplo, o governo brasileiro incentiva o investimento estrangeiro por meio de ações do BNDES, um dos grandes bancos de desenvolvimento mundiais. 

 

Ademais, algumas medidas tomadas pelo governo federal visam à remoção de barreiras importantes, que limitam os investidores estrangeiros, abrindo as portas para melhores oportunidades de negócios no país. 

 

Por isso, se a sua empresa está pensando em investir no Brasil, vale buscar informações consistentes. Sobretudo na área contábil e fiscal, haja vista que a nação tem processos burocráticos diferenciados. 

 

A Europartner tem uma equipe especializada que pode orientar sua empresa em todos os trâmites legais de abertura de negócios no Brasil. Fale com nossos consultores hoje mesmo!

Author's post: Europartner Accounting