]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Empresas líderes do setor de Energia no Brasil em 2022

O Brasil é um dos países que lideram a geração de energia hidrelétrica, depois da China. O crescimento de companhias elétricas no país é surpreendente, assim como o desenvolvimento da […]

Principais setores de negócios para se investir no Brasil

Nos últimos anos, o mercado vem mostrando diversos setores de negócios em desenvolvimento, incluindo da área financeira, como os bancos, financeiras e escritórios de contabilidade no Brasil.  Diante do cenário […]

Important blog guidelines about Brazil



Read about some advantages of investing in Brazil

Empresas líderes do setor Petrolífero no Brasil em 2022

Posted 2022-04-15

O Brasil tem grande presença no setor petrolífero mundial. De alguns anos para cá, o país se destacou fortemente na produção e comercialização de petróleo e gás. Tanto que a Petrobras, uma das maiores empresas petrolíferas do Brasil, aparece no atual ranking da revista Forbes. 

Em conjunto com a Wood Mackenzie, a Forbes produziu um ranking que abrange as 20 maiores petrolíferas mundiais. O documento tem como base a média de volume de petróleo produzido pelas companhias. Em 2003, o volume era de 3,4 milhões de barris/dia. Atualmente, são cerca de 4 milhões de barris produzidos por dia. 

Visão geral do ranking: os 5 primeiros colocados 

A liderança fica com a empresa Saudi Aramco, da Arábia Saudita. Em 2003, a companhia produziu um total de 9,9 milhões de barris de óleo e gás natural diariamente. Já em 2013, o volume total passou para 12,7 milhões de barris de óleo e gás natural por dia.

A Gazprom, da Rússia, surge em segundo lugar na lista, com produção, em 2013, de 8,1 milhões de barris/dia de óleo e gás natural. A National Iranian Oil Company, do Irã, está em quarto lugar, com produção de 6,1 milhões de barris de óleo e gás natural por dia, no ano de 2013. 

A ExxonMobil, por sua vez, destaca-se com os 5,3 milhões de barris de óleo e gás natural por dia em 2013. Fechando os cinco primeiros colocados, aparece a companhia russa Rosneft, com 4,6 milhões de barris de óleo e gás natural por dia.

Petrobras: a maior empresa petrolífera brasileira

A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, se posiciona no ranking em décimo terceiro lugar. A classificação da companhia na lista foi impulsionada pelo crescimento da produção entre 2003 e 2013, com variação de 66,66%. 

Enquanto em 2003 a produção registrada foi de 1,5 milhões de barris de óleo e gás natural por dia, em 2013, o registro foi de 2,5 milhões de barris de óleo e gás natural. 

Breve história da Petrobras

Criada em 1953, a estatal multinacional foi detentora, por alguns anos, do monopólio legal sobre a exploração de petróleo no Brasil. Contudo, passados mais de duas décadas do fim do monopólio, a companhia, uma das maiores empresas petrolíferas do Brasil, ainda se mantém no controle do segmento petrolífero. 

Produção de petróleo bruto em 2020

Em 2020, um ano marcado pela pandemia e por incertezas econômicas, o segmento de petróleo e gás no Brasil não apresentou maiores preocupações. 

Afinal, a produção de petróleo bruto da Petrobras ultrapassou um bilhão de barris, um volume 60 vezes maior do que a produção do concorrente Shell Brasil. 

Ainda em 2020, a petrolífera brasileira manteve a quota de 98,5%, o que representa praticamente a capacidade total de refinaria do país.

Com uma atuação tão sólida no mercado e com sua operação multibilionária, a Petrobras é certamente uma barreira de entrada para potenciais concorrentes.

Na distribuição de combustíveis, a Petrobras encontra concorrência 

Enquanto a gigante petrolífera é soberana na exploração e refino de petróleo no Brasil, na distribuição de combustíveis a companhia sofre uma concorrência mais acirrada. 

A Petrobras continua, de fato, sendo a principal distribuidora de combustíveis em território brasileiro, através de sua ex-subsidiária BR Distribuidora. 

No entanto, novos entrantes se fortalecem nesse mercado, a exemplo das empresas Raízen (licenciada da Royal Dutch Shell no Brasil), e a Ipiranga, do grupo Ultrapar. 

Ambas têm ampla atuação da distribuição de óleo diesel e gasolina, reduzindo a participação da Petrobras nesse âmbito. 

Produção do pré-sal em 2021

A empresa petrolífera brasileira teve muitos motivos para celebrar em 2021 ao atingir o recorde de produção no pré-sal. Em resumo, a companhia obteve a extração média de 1,95 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boe/dia) ao longo do ano. 

Segundo a Petrobras, o volume (70% da produção total da petroleira no ano) corresponde ao dobro da produção na região de cinco anos atrás.

O desempenho da empresa, principalmente após as atividades no pré-sal, atrai olhares de investidores nacionais e internacionais, que acreditam na exploração e na comercialização das commodities como forma de crescimento econômico seguro e consolidado. 

Portanto, se você é investidor ou um potencial investidor no setor petrolífero, ou planeja iniciar suas operações comerciais no Brasil no segmento, conte com a experiência do time de assessoria contábil internacional da Europartner

Auxiliamos a sua empresa também com vistos, criação de empresas no Brasil, domicílio legal, auditoria e tudo para sua empresa se estabelecer no Brasil com sucesso.

Entre em contato conosco e conheça nossa expertise! 

Author's post: Europartner Accounting

Hashtags

[Fancy_Facebook_Comments]