]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Auditoria fiscal no Brasil

Para que o investidor possa entender os fundamentos de um planejamento fiscal no Brasil é importante demonstrarmos como as auditorias do pais são realizadas. Esse estudo contábil internacional colabora com […]

Planejamento fiscal no Brasil

Planejamento fiscal no Brasil Para falarmos sobre planejamento fiscal no Brasil, primeiro temos que entender como esta o contexto macroeconômico atual que está caracterizado pela combinação de um cenário externo […]

Important blog guidelines about Brazil



Read about some advantages of investing in Brazil

Dicas sobre variação cambial, para quem quer investir no Brasil

Posted 2018-09-06

A taxa de câmbio tem um papel fundamental na economia de um país, pois pode influenciar diretamente o sistema econômico, afetando as empresas. É o valor que uma determinada moeda estrangeira possui quando é cotada em frações da moeda nacional, além de ser o fator responsável pelas relações comerciais entre os países.

Se você está procurando tranquilidade e prosperidade em seu empreendimento, precisa observar os fatores que podem influenciar seu negócio.

Então, siga nosso artigo e entenda a influência da taxa de câmbio nas empresas!

Por que o dólar dos EUA muda?

Em geral, a regra é a lei da oferta e demanda. Quando há dólares em quantidade disponível em um determinado país, a moeda americana é desvalorizada. Por outro lado, quando a oferta é baixa, ela é valorizada.

Essa flutuação pode ser bastante significativa. Basta olhar o seguinte exemplo: em 6 de fevereiro de 2012, o dólar americano valia R $ 1,72. Em 2015, atingiu R $ 4 e, em abril de 2016, diminuiu para R $ 3,59. Em 13 de junho de 2017, a moeda norte-americana era de R $ 3,31, segundo dados divulgados pelo Valor Econômico.

A grande questão é: o que causa essa mudança na moeda? Existem muitos fatores que influenciam a oferta e a demanda de dólares americanos, causando essa ascensão e queda. Uma é a taxa de câmbio, que é formada pela razão de duas moedas. Isso define o modo de negociação entre dois países e qual será o preço usado em cada economia.

Existem muitos fatores que influenciam a variação da moeda, dentre eles a taxa de câmbio, que é formada pela relação entre duas moedas. Isso define o modo de negociação entre dois países e qual será o preço usado em cada economia.

E como a taxa de câmbio influencia a economia?

Muitos não sabem, mas o intercâmbio influencia diretamente nossas vidas diárias. O simples fato de os investimentos estrangeiros serem cotados em moedas estrangeiras faz com que o câmbio influencie diretamente a inflação e os preços internos.

A maioria dos produtos usados ??em um país é importada, o que faz com que a economia seja profundamente afetada pela taxa de câmbio. Mas, além disso, devemos conhecer os efeitos da valorização e desvalorização cambial antes de vermos os impactos causados ??pela taxa de câmbio nas empresas.

Os efeitos da valorização cambial e desvalorização

A taxa de câmbio também tem dois lados. Veja os efeitos de cada conceito individualmente:

Desvalorização cambial

De forma clara e objetiva, o principal efeito da desvalorização cambial é a diminuição das importações e o aumento das exportações, à medida que o valor da moeda nacional diminui em relação a outros países. Dessa forma, a desvalorização tem efeitos positivos, elevando a economia nacional e proporcionando maior competitividade para os produtos nacionais no exterior.

Apreciação cambial

A apreciação da taxa de câmbio tem o efeito oposto. Além de provocar uma queda na taxa de exportações devido ao aumento dos preços, aumenta o número de importações e gera um aumento da inflação.

No entanto, em meio a altos e baixos, a taxa de câmbio acaba influenciando as empresas. Aprenda como no próximo tópico.

Veja as consequências para as empresas

A taxa de câmbio é responsável por alguns desequilíbrios econômicos nacionais, como aumento da inflação e aumento ou queda das taxas de juros. Portanto, a demanda por produtos nacionais segue o mesmo ritmo.

Dessa forma, as empresas são afetadas da seguinte forma: no caso de um aumento nas taxas de juros, a conseqüência é a diminuição do consumo – ou seja, as vendas cairão e a empresa terá que diminuir a produção.

Pelo contrário, os juros podem cair, aumentando o consumo e, consequentemente, aumentando as vendas e aumentando a produção.

Então, para manter a empresa sempre preparada em relação à taxa de câmbio, é necessário organizar um bom fluxo de caixa e também ter um fundo de reserva.

Author's post: Europartner Accounting

Hashtags

[Fancy_Facebook_Comments]