Categorias
- Contabilidade Especializada
- Estabelecimento
- Eventos
- Franquias
- Legislação
- Recursos Humanos
- Serviços de Terceirização
- Startups
- Uncategorized
Últimas Notícias
Festivais e eventos crescem no pós pandemia
O segmento brasileiro de eventos sempre foi bastante atrativo para os investidores brasileiros e para estrangeiros que pensam em fixar residência legal no Brasil. Os festivais musicais, por exemplo, geram […]
Startups Brasileiras são destaque em maior aceleradora do mundo
Abrir negócios no Brasil é uma decisão que muitos investidores estrangeiros colocam em prática por vários motivos. Primeiramente, o país é uma das maiores economias da América Latina, ficando em […]
Brasil é um país rico em startups unicórnios para investir e fazer negócio
Postou 06/05/2022O Brasil já conquistou seu espaço no mercado mundial das startups. O surgimento de novas empresas unicórnios acontece em um ritmo tão acelerado que possibilita, inclusive, a oferta de serviços de BPO Brasil – terceirização da gestão financeira.
O número de novas startups surgindo no país não para de crescer. Logo nos primeiros meses de 2021, o Brasil investiu cerca de R$33,5 bilhões em 226 empresas. Isso devido às baixas taxas de juros e alta liquidez do mercado que garantem mais oportunidades de investimentos com grande retorno.
Além disso, é possível perceber que, com a maturação dos players, as condições para investir se tornam mais vantajosas. De fato, essa condição favorece o desenvolvimento e aumento de empresas unicórnios no país.
A fintech Neon, por exemplo, foi registrada como o primeiro unicórnio de 2022, após receber um investimento do banco espanhol BBVA. Contando com a Neon, o Brasil já produziu 25 unicórnios.
O ecossistema brasileiro
Comparado ao restante do mundo, as startups brasileiras correspondem a 66% de todos os unicórnios da América Latina, o México em segunda posição, representa 19% desse total. No entanto, o ecossistema dos EUA permanece à frente, com 242 unicórnios.
O ecossistema brasileiro começou em 2018 com o surgimento do primeiro unicórnio nacional: a 99 Táxi. Naquela época, o número de investidores era muito menor, assim como o estímulo para investir.
Com o desenvolvimento do Venture Capital – modalidade de investimento, também surgiram 20 startups unicórnios. É importante saber que este número tem crescido consideravelmente, e o Brasil vem apresentando um grande potencial para a produção dessas empresas.
A estimativa da The Unicorn Race – plataforma de inovação Distrito, é que 14 startups brasileiras podem se tornar ainda este ano, unicórnios. A boa notícia é que as fintechs são favoritas, além de outros setores que também estão na lista, como: Bpo Fintech Brasil, startups de healthtech, edtech e comércio/varejo.
Motivações para o desenvolvimento de unicórnios
O empreendedorismo no Brasil teve um grande progresso e isso tornou os negócios mais favoráveis para investimento. O principal motivo é o aumento de novos players no mercado, que possibilitam mais recursos e condições para os empreendedores escalarem seus negócios.
Ademais, o Brasil é um país com muitas oportunidades para prever soluções nas áreas econômicas, sociais, ambientais, entre outras.
Ao aliar a tecnologia e a inovação a esses setores, e com o estímulo dos consumidores em adquirir novos produtos e serviços, a perspectiva de investimento em novas startups se tornam maiores.
A grande contribuição para esse cenário são as mudanças da legislação brasileira. Com a pandemia, houve aceleração do ritmo do ecossistema brasileiro, impulsionando a economia e os novos modelos de negócios, viabilizando também o desenvolvimento das startups unicórnios.
Tendências de startups unicórnios
De fato, o Brasil é um país com muitas startups unicórnios com predisposição para o crescimento. Veja algumas tendências que contribuem para isso:
Aumento do aporte de capital
O mercado Venture Capital tem elevado o valor de aporte para a escalada de negócios. Com isso, as empresas têm elevado seu capital com objetivo de crescimento para as rodadas de investimento.
Dinamização do mercado de investimento
O mercado Venture Capital se tornou mais popular e conectado, reduzindo, assim, as barreiras geográficas. Desta forma, as reuniões e negociações se tornaram processos mais práticos e rápidos.
Inovações em setores
Após as mudanças comportamentais causadas pelo período de pandemia, alguns setores ganharam mais relevância, como a healtech, edtech, fintech e Bpo Fintech Brasil, abrindo cada vez mais espaço para o digital e investimentos.
O crescimento das startups no Brasil alcançando o status de unicórnio, após poucas rodadas de financiamento, é notável, isso porque o mercado de investimento tem proporcionado expectativas muito positivas.
A tendência é que o resultado das mudanças continue ocorrendo e a valorização de empresas com foco em tecnologia se transformando em unicórnios, seja maior.
Gostou do artigo sobre empresas BPO no Brasil? Tire suas dúvidas no blog da Europartner e acompanhe as novidades em nossas redes sociais!
Autoria do post: Europartner Accounting