]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Empresas líderes do setor de Energia no Brasil em 2022

O Brasil é um dos países que lideram a geração de energia hidrelétrica, depois da China. O crescimento de companhias elétricas no país é surpreendente, assim como o desenvolvimento da […]

Principais setores de negócios para se investir no Brasil

Nos últimos anos, o mercado vem mostrando diversos setores de negócios em desenvolvimento, incluindo da área financeira, como os bancos, financeiras e escritórios de contabilidade no Brasil.  Diante do cenário […]

Important blog guidelines about Brazil



Read about some advantages of investing in Brazil

Brasil é um país rico em startups unicórnios para investir e fazer negócio

Posted 2022-05-06

O Brasil já conquistou seu espaço no mercado mundial das startups. O surgimento de novas empresas unicórnios acontece em um ritmo tão acelerado que possibilita, inclusive, a oferta de serviços de BPO Brasil – terceirização da gestão financeira. 

O número de novas startups surgindo no país não para de crescer. Logo nos primeiros meses de 2021, o Brasil investiu cerca de R$33,5 bilhões em 226 empresas. Isso devido às baixas taxas de juros e alta liquidez do mercado que garantem mais oportunidades de investimentos com grande retorno. 

Além disso, é possível perceber que, com a maturação dos players, as condições para investir se tornam mais vantajosas. De fato, essa condição favorece o desenvolvimento e aumento de empresas unicórnios no país. 

A fintech Neon, por exemplo, foi registrada como o primeiro unicórnio de 2022, após receber um investimento do banco espanhol BBVA. Contando com a Neon, o Brasil já produziu 25 unicórnios.

O ecossistema brasileiro

 

Comparado ao restante do mundo, as startups brasileiras correspondem a 66% de todos os unicórnios da América Latina, o México em segunda posição, representa 19% desse total. No entanto, o ecossistema dos EUA permanece à frente, com 242 unicórnios.

O ecossistema brasileiro começou em 2018 com o surgimento do primeiro unicórnio nacional: a 99 Táxi. Naquela época, o número de investidores era muito menor, assim como o estímulo para investir. 

Com o desenvolvimento do Venture Capital – modalidade de investimento, também surgiram 20 startups unicórnios. É importante saber que este número tem crescido consideravelmente, e o Brasil vem apresentando um grande potencial para a produção dessas empresas.

A estimativa da The Unicorn Race – plataforma de inovação Distrito, é que 14 startups brasileiras podem se tornar ainda este ano, unicórnios. A boa notícia é que as fintechs são favoritas, além de outros setores que também estão na lista, como: Bpo Fintech Brasil, startups de healthtech, edtech e comércio/varejo. 

 

Motivações para o desenvolvimento de unicórnios

 

O empreendedorismo no Brasil teve um grande progresso e isso tornou os negócios mais favoráveis para investimento. O principal motivo é o aumento de novos players no mercado, que possibilitam mais recursos e condições para os empreendedores escalarem seus negócios.

Ademais, o Brasil é um país com muitas oportunidades para prever soluções nas áreas econômicas, sociais, ambientais, entre outras. 

Ao aliar a tecnologia e a inovação a esses setores, e com o estímulo dos consumidores em adquirir novos produtos e serviços, a perspectiva de investimento em novas startups se tornam maiores.

A grande contribuição para esse cenário são as mudanças da legislação brasileira. Com a pandemia, houve aceleração do ritmo do ecossistema brasileiro, impulsionando a economia e os novos modelos de negócios, viabilizando também o desenvolvimento das startups unicórnios. 

Tendências de startups unicórnios 

 

De fato, o Brasil é um país com muitas startups unicórnios com predisposição para o crescimento. Veja algumas tendências que contribuem para isso: 

Aumento do aporte de capital

O mercado Venture Capital tem elevado o valor de aporte para a escalada de negócios. Com isso, as empresas têm elevado seu capital com objetivo de crescimento para as rodadas de investimento. 

Dinamização do mercado de investimento

O mercado Venture Capital se tornou mais popular e conectado, reduzindo, assim, as barreiras geográficas. Desta forma, as reuniões e negociações se tornaram processos mais práticos e rápidos.

Inovações em setores

Após as mudanças comportamentais causadas pelo período de pandemia, alguns setores ganharam mais relevância, como a healtech, edtech, fintech e Bpo Fintech Brasil, abrindo cada vez mais espaço para o digital e investimentos.

O crescimento das startups no Brasil alcançando o status de unicórnio, após poucas rodadas de financiamento, é notável, isso porque o mercado de investimento tem proporcionado expectativas muito positivas. 

A tendência é que o resultado das mudanças continue ocorrendo e a valorização de empresas com foco em tecnologia se transformando em unicórnios, seja maior.

Gostou do artigo sobre empresas BPO no Brasil? Tire suas dúvidas no blog da Europartner e acompanhe as novidades em nossas redes sociais!

Author's post: Europartner Accounting

Hashtags

[Fancy_Facebook_Comments]