Contabilidade no Brasil | Nossos contatos
Nosso blog

Nossos melhores artigos para entender o mercado brasileiro

Como deve ser feito o encerramento do ano fiscal no Brasil?

How Should The Fiscal Year End In Brazi

Há muitas regras para o encerramento do ano fiscal, de acordo com as normas contábeis no Brasil. Portanto, se você tem uma empresa estabelecida no país, o ideal é que busque as devidas orientações com um contador fiscal no Brasil

O profissional ou empresa poderá auxiliar seus negócios, passando importantes informações sobre todas as etapas de encerramento do ano fiscal. Mas se você não conhece todas as normas contábeis, a Europartner irá explicar cada detalhe neste artigo. Acompanhe! 

Fechamento contábil anual 

O encerramento do ano é um período de festividades e férias. No entanto, para quem é empreendedor, essa época do ano representa o compromisso com o encerramento da escrituração da sua empresa.

Por isso, os gestores e empreendedores devem ficar atentos às normas contábeis no Brasil e a todos os documentos que precisam ser separados e entregues ao escritório de contabilidade. Além de gerar todos os relatórios contábeis e financeiros, as organizações devem providenciar os demonstrativos e outros documentos solicitados pelo contador. 

De fato, trata-se de todos as providências e trâmites relacionados à: 

  • Entrega de extratos bancários;
  • Emissão de extratos de investimentos;
  • Relatórios de notas fiscais de compras de bens;
  • Relatórios de inventário de estoque.

Isto é, é necessário que o contador fiscal no Brasil tenha em mãos toda a documentação que permita conferir a situação financeira e fiscal da empresa. 

Quais tributos são pagos no encerramento do ano?

Ao final do ano, uma série de tributos são pagos pelas empresas constituídas no Brasil. São tributos, portanto, valores sobre a folha de pagamento: 13º salário (no caso dos profissionais registrados em carteira) e férias.

Ademais, há cobranças de impostos como o IPTU do imóvel onde está instalado o negócio e IPVA, o imposto relacionado aos veículos da empresa, quando houver.

Cabe destacar que há diferenças de valores para empresas que se enquadram no regime Simples Nacional. Afinal, o Simples Nacional oferece vantagens para micro e pequenos negócios nesta natureza jurídica. 

Uma dica: relacione todos esses pagamentos em uma planilha ou em uma plataforma digital específica para automatizar os processo da sua empresa. 

Assim, você consegue manter as finanças em dia durante todo ano, especialmente no período de encerramento fiscal, quando pode haver uma necessidade maior de conferência de documentos e pagamentos de tributos. 

Do mesmo modo, converse com seu contador, averiguando as datas e valores para não deixar de cumprir os prazos. Isso certamente evita que a sua empresa tenha que pagar multas e encargos pelo recolhimento em atraso.

Atenção às obrigações contábeis principais e às obrigações acessórias

Juntamente com a sua empresa, o contador fiscal no Brasil tem a responsabilidade de declarar o valor devido dos impostos, de acordo com o tipo de empresa. No entanto, sua empresa constituída no Brasil deve estar atenta às obrigações acessórias e aos prazos de entrega em cada período.

Em suma, as obrigações acessórias têm a função de apontar ao governo a situação de funcionamento da sua empresa. Entre as informações que são averiguadas estão o formato correto de tributação que vem sendo praticado, por exemplo.

Nesse sentido, verifique quais obrigações acessórias anuais sua empresa está sujeita. Desse modo, é possível assegurar o fornecimento de todas as informações essenciais, repassando-as ao contador. 

Faça seu planejamento tributário e financeiro com um contador fiscal no Brasil

Manter o planejamento financeiro e tributário atualizado para cada novo ano que entra é primordial para o sucesso do seu negócio. Essa prática evita erros e garante a plena organização das contas empresariais. 

Além de garantir mais eficiência na gestão dos negócios, o planejamento eficiente permite que a sua empresa reduza custos e esteja sempre alinhada às normas contábeis. 

Por isso, procure uma empresa de contabilidade no Brasil como a Europartner, que conta com um time de contabilistas especializados para atender suas demandas.

Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudar você a estabelecer seu negócio no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Podemos ajudar o seu negócio

Copyright © 2024 . EUROPARTNER - Accounting in Brazil. Bookkeeping, tax and legal consulting