O setor de mineração sempre se manteve fortalecido no Brasil em razão do país ser rico em jazidas de minério. Para 2023, a previsão dos analistas é que o segmento gere mais receita, principalmente pela abertura econômica na China. Isso certamente chama a atenção dos empreendedores estrangeiros que observam na mineração uma oportunidade de fazer investimentos no Brasil.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a receita do setor mineral somou R$ 250 bilhões em 2022, registrando queda perante o faturamento recorde de 2021, que foi de R$ 339 bilhões. No entanto, a área se mostra promissora para quem planeja fazer negócios com o Brasil. Afinal, a tendência é de forte recuperação em termos de receita.
Após a política de covid-zero, a China está aquecendo novamente sua economia, o que cria boas expectativas para os investidores. Além disso, o mercado brasileiro de mineração possui estreitas relações com a demanda chinesa por minério de ferro.
Pontos importantes a saber ao investir no Brasil no mercado de mineração
Antes de tudo, é importante saber que os investimentos em mineração oferecem riscos, como acontece em qualquer outro segmento.
Por um lado, apostar nesse nicho de forma direta provoca custos mais elevados para os empreendedores estrangeiros.
No entanto, se a área de escavação possui minério e apresenta viabilidade para extração, todo o investimento é recompensado. Além disso, o tipo de mineral extraído e a frequência da extração são fatores que interferem nos equipamentos usados. Portanto, tais fatores influenciam também nos aportes financeiros destinados à compra desses equipamentos.
3 formas de fazer negócios com o Brasil no setor mineral
Existem práticas diretas e indiretas (com maior ou menor risco) de investir na mineração brasileira. Elencamos três:
1. Bolsa de Valores
Por intermédio da Bolsa de Valores é possível investir, indiretamente, no segmento de mineração. Além disso, uma alternativa é comprar minérios pelo mercado de capitais.
Nesse modelo de investimento, é válido saber que a rentabilidade varia conforme os resultados específicos de uma empresa de mineração e de determinadas minas de extração.
Assim como toda ação no mercado de valores sofre alterações, as ações na mineração são influenciadas e podem gerar receita ou prejuízos ao longo do tempo.
2. Compra e venda de áreas de minérios
Nem todos os empreendedores precisam apostar alto na atividade de extração. No caso da compra e venda de áreas de minérios, por exemplo, o trabalho é apenas uma “corretagem”.
Os investidores, então, pesquisam áreas favorecidas e encontram compradores que pretendem explorar a região para pesquisa e extração.
3. Pesquisa e extração mineral
Esta terceira opção é muito mais arriscada, mas também mais lucrativa se tudo correr bem. O processo todo consiste em fazer o requerimento de uma área específica. Após isso, o investidor executa as pesquisas minerais e, de acordo com os resultados encontrados, inicia a etapa da extração mineral.
Quais regiões brasileiras favorecem a extração de minério?
Atualmente, as principais regiões de extração brasileiras são Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Das jazidas situadas no Quadrilátero Ferrífero (MG), no Pará e no MS extraem-se milhões de toneladas de ferro, anualmente.
Em Minas Gerais encontram-se, igualmente, jazidas de manganês (usado na fabricação do aço e de produtos químicos) e de nióbio (usado na fabricação de turbinas de aviões e computadores).
Minas Gerais: o cenário principal na mineração brasileira
O nome “Minas Gerais” ressalta a importância da região centro-sul para o mercado de mineração brasileiro. Com inúmeras jazidas produtivas, o estado passou a concentrar um elevado número de startups que investem no segmento.
A mais importante comunidade de startups chama-se San Pedro Valley, localizada em Belo Horizonte, e conta com mais de 300 startups. Aliás, a capital mineira apresenta um hub de inovação sólido, ficando atrás apenas de São Paulo.
Além das startups e empresas de inovação, Belo Horizonte abriga agências de fomento e instituições de desenvolvimento econômico que apoiam projetos inovadores e com tendência à alta rentabilidade.
Belo Horizonte também comporta um parque tecnológico inaugurado em 2012, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, além de universidades que produzem mão de obra qualificada todos os anos.
Com toda a certeza, este é um bom cenário para investidores que planejam fazer negócios no Brasil em 2023. Se isso está em seus planos, conte com a expertise da equipe Europartner para gerenciar a abertura da sua empresa no Brasil!
Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu patrimônio a crescer.