]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Auditoria fiscal no Brasil

Para que o investidor possa entender os fundamentos de um planejamento fiscal no Brasil é importante demonstrarmos como as auditorias do pais são realizadas. Esse estudo contábil internacional colabora com […]

Planejamento fiscal no Brasil

Planejamento fiscal no Brasil Para falarmos sobre planejamento fiscal no Brasil, primeiro temos que entender como esta o contexto macroeconômico atual que está caracterizado pela combinação de um cenário externo […]

Important blog guidelines about Brazil



Read about some advantages of investing in Brazil

Por que as startups devem terceirizar alguns serviços

Posted 2018-09-06

O mercado brasileiro de negócios já é bastante competitivo, principalmente quando se trata de startups, que são empresas embrionárias – criadas a partir de ideias normalmente inovadoras e com orçamento limitado. Devido a essas características, para alcançar maiores chances de sucesso, essas empresas devem otimizar as atividades, aproveitar ao máximo seus recursos e evitar gastos desnecessários.

Por isso, a terceirização é uma forma de reduzir custos e otimizar atividades. Mas quais serviços devem ser terceirizados e quais não?

Reflita sobre as atividades da empresa

Qual é a atividade principal da sua empresa?

Conhecer a atividade central de sua empresa é crucial, pois dessa forma você poderá identificar quais podem ser terceirizadas e quais não devem ser.

As atividades que trazem identidade para a empresa – que são o centro dos serviços oferecidos pelo negócio – não devem ser terceirizadas. O empreendedor deve manter um controle rigoroso sobre essas atividades, a fim de supervisionar melhor a qualidade dos serviços prestados e manter o foco das atividades em direção aos objetivos para os quais foram criados.

Os serviços que não dizem respeito à identidade da empresa podem ser terceirizados, pois não exigem identificação imediata entre o provedor de serviços e a missão empresarial da startup. Além disso, existem outras vantagens relacionadas à terceirização de atividades que não são centrais para a operação na empresa, como redução de custos e aumento de produtividade.

Reduza as despesas com mão de obra

A contratação de freelancers (contratos temporários, sob demanda) ou empresas especializadas na prestação de serviços de rotina – como limpeza, contabilidade e administração – pode reduzir muito os custos de uma startup com as despesas com mão de obra. Isso ocorre porque não há ligação direta entre o empreendedor e o provedor de serviços. O que importa nesse caso é a prestação de um serviço de rotina, que não depende exclusivamente do currículo profissional de um determinado indivíduo, nem de sua experiência interna dentro da empresa. Exemplos disso são serviços de consultoria jurídica contábil e de rotina.

Custos de folha de pagamento, material de trabalho, manutenção de um ambiente de negócios, entre outros, são reduzidos.

Concentre-se em projetos de inicialização específicos

Outro benefício da contratação de freelancers é a capacidade de se concentrar em projetos específicos para os quais a contratação sob demanda faz mais sentido. Através da terceirização, o empreendedor divide o processo produtivo da empresa e delega funções específicas para pessoas físicas ou jurídicas especializadas na realização dessa atividade. Assim, não é necessário contratar um profissional para desenvolver este projeto, uma vez que em obras futuras esses serviços podem não ser mais necessários na empresa.

Contrate a preço de mercado

Essa é uma das principais vantagens da terceirização. Ao contrário da legislação trabalhista e dos acordos sindicais, que exigem piso mínimo para determinadas atividades, a contratação de freelancers e empresas especializadas na prestação de serviços para startups segue as regras do mercado no que se refere à precificação.

Empreendedores e terceirizados têm liberdade para ajustar preços, fazer descontos, estender prazos de entrega e outras liberdades contratuais que são tipicamente mais rígidas em relações de emprego mais tradicionais.

Conheça nossos serviços de terceirização de mão de obra.

Author's post: Europartner Accounting [Fancy_Facebook_Comments]