]

Categories

Please Contact Europartner

Last News

Auditoria fiscal no Brasil

Para que o investidor possa entender os fundamentos de um planejamento fiscal no Brasil é importante demonstrarmos como as auditorias do pais são realizadas. Esse estudo contábil internacional colabora com […]

Planejamento fiscal no Brasil

Planejamento fiscal no Brasil Para falarmos sobre planejamento fiscal no Brasil, primeiro temos que entender como esta o contexto macroeconômico atual que está caracterizado pela combinação de um cenário externo […]

Important blog guidelines about Brazil



Read about some advantages of investing in Brazil

Mitos e verdades sobre a abertura de uma startup no Brasil

Posted 2018-09-06
Começar um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil e requer muito cuidado. Quanto mais preparado você estiver, mais chances sua empresa terá para ser bem-sucedida no mercado.
Apesar da ampla burocracia para abrir uma empresa no Brasil, os números mostram que as startups não param de crescer. Dados da Associação Brasileira de Startups (ABS) revelam que hoje existem 4.200 empresas, enquanto em 2012 foram 2.519.
Confira alguns mitos e verdades que envolvem o empreendedorismo no Brasil:
É preciso uma ideia inovadora
Mito. Abrir uma startup, um negócio inovador, é uma ótima maneira de começar um empreendimento, no entanto, é preciso ter muito cuidado ao decidir abrir um negócio em qualquer lugar do mundo. Antes de pensar em abrir algo inovador, é necessário analisar se há demanda para esse mercado no país.
Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia CB Insights indica que as questões legais estão entre as 20 principais razões que levaram as startups ao fracasso. A falta de demanda do mercado também está entre essas razões.
Em outras palavras: uma ideia inovadora nem sempre é sinônimo de sucesso.
Há muita burocracia e impostos
Verdade. No Brasil, para abrir um negócio, é necessário lidar com vários tipos de burocracia, praticamente todos os dias, e para todas as áreas da sua empresa. Além disso, a carga tributária brasileira é considerada uma das mais altas do mundo.
Alguns empresários sentem-se intimidados e até desencorajados por terem que enfrentar tanta burocracia e pagar tantos impostos. Essa é uma realidade do mercado brasileiro, e deve ser bem estudada antes de abrir um negócio ou não.
Para lidar com questões complexas e toda a burocracia, é essencial ter um parceiro bem preparado, atualizado sobre todas as questões legais, contábeis e jurídicas relacionadas à abertura de um negócio no Brasil.
Empreendedores sempre recorrem ao capital de risco
Mito. Nem todos os empresários recebem dinheiro do capital de risco.
Então, onde as pessoas obtêm investimentos para iniciar um negócio? O capital de risco está na lista, mas empréstimos pessoais, crédito, amigos e família são opções possíveis e menos arriscadas.
Outra opção é um investidor-anjo, que é um indivíduo que faz investimentos com seu próprio capital em startups com alto potencial de crescimento.
Outra forma inovadora de captar investimentos é através do crowdfunding, que é uma alternativa mais barata aos empréstimos bancários, que tem altas taxas de juros. Nessa modalidade, um grupo de investidores fornece recursos na empresa em troca de participação por meio de plataformas online. Essa contribuição pode ser por meio da aquisição de participação acionária (equity) ou de títulos conversíveis em ações emitidos pela investida.
As contribuições, em geral, são menores do que aquelas feitas por investidores anjos, mas a eficácia do financiamento é suplantada pela acessibilidade da Internet.
A lei trabalhista brasileira é complexa
Verdade! A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – é um documento de 1943, que garante os direitos dos trabalhadores brasileiros. A grande maioria dos trabalhadores brasileiros tem contratos de trabalho regidos pela CLT. Vale lembrar que pessoas jurídicas, autônomos e funcionários públicos não pertencem a esse grupo.
É essencial estar bem informado sobre todos os aspectos da legislação trabalhista e quaisquer mudanças para evitar problemas para a empresa. Para que isso seja possível, é necessário ter assessoria especializada de uma empresa que ofereça assessoria jurídica e possa orientar todas as etapas da empresa em relação à lei, evitando mal-entendidos que possam ser onerosos para a empresa no Brasil.
O Brasil é um dos países com o maior número de processos trabalhistas no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) completou mais de sete décadas, mas ainda há desrespeito e muito desconhecimento das empresas em relação aos direitos trabalhistas. Isso se deve ao fato de que a legislação trabalhista brasileira é complexa e, portanto, nem sempre é fácil de entender.
Por isso, é essencial ter não apenas aconselhamento jurídico, mas também uma equipe profissional e experiente de recursos humanos. A Europartner oferece serviços de recursos humanos, com profissionais de RH preparados para lidar com a legislação trabalhista brasileira, que podem cuidar desta atividade crucial para o sucesso de sua empresa.
A gestão de recursos humanos é uma parte fundamental de qualquer negócio e, muitas vezes, é melhor terceirizar esse departamento quando se inicia um negócio no Brasil.
Author's post: Europartner Accounting

Hashtags

[Fancy_Facebook_Comments]