Contabilidade no Brasil | Nossos contatos
Nosso blog

Nossos melhores artigos para entender o mercado brasileiro

Melhores formas para reduzir a carga tributária em empresas brasileiras

Ways To Reduce The Tax Burden On Brazilian Companies

Um estudo com base em dados da OCDE aponta que o Brasil é o segundo país, entre uma lista de 111, que mais tributam as empresas. De fato, esse é um assunto que gera deve estar no radar dos empresários que pretendem fazer investimentos no BrasilAfinal, a alta carga tributária representa entraves à abertura de novos negócios, onerando as operações e as contratações. Cabe lembrar que a reforma tributária é tema de debates há algumas décadas no Brasil.

Com a corrida eleitoral do segundo semestre deste ano, a reforma do sistema tributário nacional, que deveria ter sido votada no primeiro semestre, passa para 2023. 

Um dos benefícios previstos na PEC 45/2019 é a extinção de inúmeros tributos que incidem sobre bens e serviços. Mas enquanto a reforma não acontece, é interessante que os investidores conheçam outras formas de reduzir a carga tributária. 

Para disseminar informações relevantes, a Europartner, contador fiscal no Brasil, trouxe algumas dicas neste artigo. Boa leitura! 

Escolha do enquadramento fiscal correto para o seu negócio

Um fator importante capaz de ajudar a reduzir tributos pagos pela empresa é a escolha assertiva do enquadramento fiscal. Em determinados casos, a escolha do regime tributário com base apenas no faturamento não é uma solução viável. 

Portanto, recomendamos que os investidores comparem regimes como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Além disso, é válido buscar a orientação de um contador fiscal no Brasil, profissional habilitado para avaliar a melhor opção de regime tributário para o seu negócio. 

Assim, sua empresa é enquadrada da forma correta, pagando o mínimo possível de impostos de modo legalizado. 

Não atrase o pagamento de impostos

Os atrasos no pagamento de impostos estão entre os principais erros cometidos por empresários no Brasil. Ao atrasar a quitação das obrigações fiscais, incidem sobre os tributos multas, juros e encargos.

Mas é possível evitar esse tipo de erro com uma eficiente gestão tributária, tendo como base um cronograma de pagamentos sempre atualizado. Uma solução, por exemplo, é o investimento em um sistema contábil que lhe ajude na hora de recolher os impostos e guias de pagamento. 

Decerto, esse é o tipo de investimento que vale cada centavo, permitindo que sua empresa não incorra em atrasos que geram mais custos.

Conte com um planejamento tributário

O planejamento tributário certamente é uma etapa importante na missão de reduzir o pagamento de impostos de modo legal. 

No planejamento mensal, semestral ou anual, estruture o fluxo de caixa e conte com ferramentas e indicadores bem definidos. Assim é possível obter uma visão mais completa da gestão do negócio como um todo, o que ajuda a identificar a capacidade de pagamento das contas. 

Para realizar essa estruturação tenha em mente que um bom contador fiscal no Brasil pode auxiliar. Afinal, o profissional especializado irá fornecer relatórios financeiros e contábeis organizados para uma gestão de impostos mais assertiva. 

Redução do pró-labore

Caso a sua companhia esteja enquadrada no regime tributário de Lucro Real, existe a opção de reduzir o pró-labore. Além disso, outra possibilidade é a implementação de um sistema de distribuição de lucros a todos os sócios.

Em tempo: essa divisão dos lucros da empresa pode ser executada a qualquer momento. Para isso, basta que esse quesito esteja em contrato, sendo descrito de modo específico. 

Ademais, os lucros precisam constar em lançamentos contábeis. Portanto, é fundamental ter o suporte de profissionais especializados em contabilidade e leis ao elaborar as cláusulas contratuais.

A gestão contábil eficiente ajuda a reduzir a carga tributária 

Ao manter os dados contábeis e fiscais organizados e centralizados em uma única estrutura, sua empresa pode reduzir o pagamento de impostos e evitar atrasos no envio de documentação. 

Pensando nisso, não hesite em procurar uma empresa especializada em contabilidade no Brasil. A Europartner é um contador fiscal com equipe gabaritada, que atende a inúmeros empresários interessados em fazer investimento no Brasil. 

Para abrir uma empresa e fazer investimento no Brasil, fale com a Europartner, o seu melhor parceiro contador fiscal no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Podemos ajudar o seu negócio

Copyright © 2024 . EUROPARTNER - Accounting in Brazil. Bookkeeping, tax and legal consulting