Você sabia que 1/3 dos brasileiros costumam gastar mais dinheiro durante a Copa do Mundo? A informação é de um estudo realizado pela MindMiners para entender o comportamento dos consumidores durante o campeonato.
A Copa do Mundo é um evento de grande relevância para empresas e negócios em nível global, pois aumenta as vendas e transações em diferentes setores do mercado, ampliando o potencial de crescimento através desta oportunidade “dourada”.
Antes e durante toda Copa do Mundo, muitas empresas distribuem brindes e oferecem descontos para atrair os consumidores, e as propagandas relacionadas ao evento e à Seleção Nacional são transmitidas diariamente na TV e outras mídias.
Hoje em dia, a Copa do Mundo não é apenas um evento sobre esporte, tem um papel muito importante na economia do país anfitrião e também de todos os países que participam do campeonato.
Razões para gastar mais dinheiro
60% dos entrevistados apontaram que o principal motivo para aumentar os gastos seria a maior frequência de encontros com amigos e familiares. 19% por cento responderam que, durante a Copa do Mundo, gastam mais indo a bares e restaurantes, e 11% disseram que gastam comprando produtos eletrônicos para assistir aos jogos (TVs, smartphones, etc.).
Quem lucrou com a Copa do Mundo de 2014?
Entre os segmentos que se beneficiaram do evento, os bares se destacaram por ter um aumento de 25% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela FGV em parceria com a Ernst & Young.
O estudo mostra ainda que entre os brasileiros que preferiram assistir aos jogos em casa, com familiares e amigos, muitos decidiram garantir uma imagem de qualidade, gerando um aumento de mais de 100% nas vendas de televisores.
Mas não apenas bares, restaurantes e hotéis lucram com o campeonato. Indiretamente, a Copa do Mundo gera centenas de outras oportunidades, não restritas a negócios que lidam diretamente com consumidores, mas também para empresas B2B (business to business).
Quando as empresas decidem lançar ações promocionais para a Copa do Mundo, como rótulos especiais e embalagens, por exemplo, elas geram negócios para muitos fornecedores em potencial. Portanto, pode representar uma grande oportunidade para empresas estrangeiras que querem se estabelecer no Brasil. Apesar de a Copa do Mundo durar apenas um mês, ela pode ser usada como um pontapé inicial para a operação da empresa no país, ajudando a fechar parcerias e estabelecer uma primeira rede de contatos que será valiosa para os próximos passos da companhia. Brasil.