A competitividade empresarial ultrapassou fronteiras. Logo, na tentativa de atingir novos mercados globais, as corporações buscam espaço em países como o Brasil. Fazer negócios no Brasil certamente é uma atividade muito atrativa para diversos setores.
Ao construir negócios no Brasil, as empresas aumentam sua base de clientes em mercados lucrativos, impulsionadas pelos avanços na tecnologia e na informação. Além disso, a população brasileira está cada vez mais conectada às novas tendências.
Com foco na população mais jovem, por exemplo, empresas como fintechs e e-commerces consolidam suas operações no país. Portanto, é possível observar que o território brasileiro é um “mar de oportunidades”.
Você também se interessa em realizar negócios com o Brasil? Continue a leitura e aprenda a realizar negócios nesta região com alto potencial de crescimento e retorno!
Dados que potencializam os negócios no Brasil
Com 213,3 milhões de habitantes e crescimento do produto interno bruto (PIB) de 4,6% em 2021, o Brasil atrai a atenção de investidores estrangeiros.
O país, que apresenta renda per capita equivalente a US$ 12.300, conta com uma forte conectividade tecnológica. Isso porque cerca de 44% da população utiliza smartphones e mais de 70% dos habitantes possuem acesso à Internet.
Além disso, os brasileiros estão entre os que passam mais tempo nas redes sociais. A saber, o Brasil tem o segundo maior número de usuários do Twitter e do Facebook. Este amplo consumo de conteúdo por meio das mídias sociais fortalece a economia digital.
Crescimento de FinTechs e dos sistemas de pagamentos digitais
Por exemplo, o número de fintechs cresceu exponencialmente no país. Em 2019, já eram quase 400 corporações operando com sucesso e projetando mais investimentos.
Em 2018, o Nubank, fintech do setor financeiro de maior notoriedade, abriu mais de 1,5 milhão de contas de poupança digital nos primeiros 6 meses de suas operações.
Do mesmo modo, as transações para pagamentos digitais chegaram à marca de US$ 50 bilhões. A projeção é de que, em 2023, o valor das transações supere os US$ 75 bilhões.
4 passos para iniciar seus negócios no Brasil
Perante estes dados promissores sobre o Brasil, veja 5 etapas para começar a fazer negócios no país.
Faça uma pesquisa de mercado
Se a ideia é abrir uma empresa no país, comece o planejamento pela pesquisa de mercado.
Afinal, o mercado brasileiro tem características específicas, que ajudarão na compreensão geral sobre os produtos e serviços com maior potencial de adesão.
Estude os processos burocráticos
Diferentemente de outros países, o Brasil apresenta processos burocráticos mais morosos em relação à abertura de empresas e filiais. Tanto que o país ficou em 124º lugar no quesito “facilidade de fazer negócios”, publicado no relatório “Doing Business” do Banco Mundial, de 2020.
É necessário obter uma vasta documentação para iniciar qualquer tipo de operação empresarial. Por isso, o conhecimento técnico, a organização e até o suporte de contadores especializados pode ajudar muito.
Atenção à legislação trabalhista
A legislação trabalhista é um dos desafios para os empresários brasileiros e para os investidores estrangeiros interessados em operar no Brasil.
Nos últimos anos, houve a implementação de reformas, contribuindo para reduzir as responsabilidades dos empregadores e oferecer maior flexibilidade nas contratações.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrange normas trabalhistas aplicáveis a todos os trabalhadores contratados através de vínculo empregatício, garantindo benefícios ao trabalhador.
Contrate uma consultoria contábil experiente
A consultoria contábil é fundamental para garantir mais segurança ao processo de abertura da sua empresa no Brasil.
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