Explorar o mundo dos negócios é o sonho de muitos empresários. O modelo de franchising já provou ser uma ótima alternativa para fixar a marca, captar investimentos e conquistar mais espaço no mercado. As franquias internacionais estão de olho na América da Sul e já descobriram um caminho, expandir suas operações de franquias no Brasil podem render bons lucros.
Nos últimos anos algumas franquias internacionais dos Estados Unidos, da Europa e de outros países trouxeram suas marcas, modelos de negócio e estão motivados para investir no Brasil. As apresentações e potenciais de ROI (Retorno sobre o Investimento), atraíram muitos investidores através eventos de negócios, feiras especializadas e workshops. Com o apoio de escritórios especializados em franquias no Brasil, muitas marcas se estabeleceram com sucesso e vem conquistado seu target em solo Brasileiro, de Norte a Sul, de leste a Oeste.
O Brasil já está entre os países com as maiores oportunidades no mercado de franquias do mundo. Conforme os dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Brasil já é o 7º país com a maior média de lojas franqueadas, chegando a quase 50 franquias por marca. No Brasil são mais de 144 mil franqueados (Investidores e empresários) e quase 3 mil redes de franquias.
Isso demonstra o potencial internacional do franchising no Brasil, os números crescentes, mesmo em momentos de desafios econômicos. De acordo com o levantamento da ABF, em 2017 os números do franchising em 2015 e 2016 mostraram que o setor de franquias conseguiram se destacar no mercado internacional crescendo 8,3% no Brasil.
O faturamento das franquias alcançou a marca de 151 bilhões de reais e isso chamou a atenção de muitos investidores estrangeiros.
Além de um faturamento expressivo a quantidade de unidades franqueadas, também registrou crescimento. No balanço comparativo entre 2015 e 2016 foi registrado um aumento de 3,1% na quantidade de novas franquias.
No Brasil as franquias já ocupam 2.321 municípios (cerca de 42% do total) e ainda existe muito espaço para crescer. O aumentado destas oportunidades tem sido favorável devido aos grandes projetos de Shopping center no Brasil e o amadurecimento do turismo.
De acordo com um levantamento de franquias internacionais, o Brasil já possui quase 80 marcas estrangeiras, e este número representa cerca de 2,5% do mercado total de franquias.
Algumas marcas originais dos Estados Unidos e bastante conhecidas no mercado de fastfood já estão no Brasil há muitos anos e vem intensificando os investimentos, como é o caso do Mc Donalds, Burger King, Subway, KFC, Sephora, PSG Academy e tantas outras. Além disso outros setores de franquias como educaçã0, transportes, saúde, imóveis e serviços, também estão ascendentes no País.
No mercado Brasileiro as Startups e aplicativos também já estão se estabelecendo no Brasil e acompanhando de perto o mercado das franquias. Surfando na mesma onda, diversas franquias Brasileiras também já estão saindo do Brasil e exportando suas operações, como é o caso da franquia Localiza – locadora de carros, China in box, Habib’s iGUi piscinas, Dudalina, Girafas, Pucket, Hering, Spoleto, Wizard – Escola de Inglês, entre outras marcas.
Apesar dos números crescentes expandir a marca, investir em uma franquia internacional requer atenção e uma consultoria especializada. “Fazer uma pesquisa, conhecer as regras, estudar, desenvolver um planejamento administrativo e de marketing são importantes para saber se o produto ou serviços terá aderência na cultura do País. Outro ponto importante é conhecer os impostos e a carga tributária, quando comparado com outros países o Brasil oferece muitas oportunidades mas também possui uma carga tributária mais alta e alguns processos burocráticos, que se forem feitos de forma errada podem atrasar a entrada da franquia no Brasil.” Afirma Mathieu Piques, sócio diretor da Europartner – Contabilidade especializada em atender empresas e franquias internacionais no Brasil.